Gestão Estratégica

Gestão EstratégicaPlanejamento e Gestão Estratégica

  • Quais são os meus objetivos ?
  • Como estou entregando meu produto ou serviço para meu cliente ? –
  • Qual o verdadeiro valor de meu produto?
  • Como chegar aos meus objetivos ?
  • Estou no caminho certo ?
  • Quanto vou gastar ?
  • Quanto vou ganhar ?

Se você, como responsável pela gerência de uma empresa ou negócio, se depara com estas questões e tem alguma dificuldade em respondê-las, provavelmente necessite de uma orientação para implantar ou promover uma melhoria na Gestão Estratégica de sua organização.

A estratégia parte de um princípio fundamental de se conquistar ou alcançar um objetivo, por meio de um caminho ou processo pré-estabelecido, considerando-se o ambiente e possíveis alterações de rota.

A figura abaixo, simboliza uma atividade ou processo qualquer em que fica claro, por meio do sentido da flecha, que o objetivo em questão é o ponto “B”, e o traço em verde, representa o caminho definido para o alcançe do nosso “alvo”.

estrategia a para b

Ao se desenvolver uma estratégia, as empresas voltam seus esforços para definir os objetivos e o caminho a ser estabelecido. Contudo, poucos são os que realmente conhecem ou dão importância ao ponto de partida “A” que deve responder à questão; “- Qual é a nossa situação atual ?”

A Consultoria em Gestão Estratégica aborda esta e muitas outras etapas necessárias, para se estabelecer um processo contínuo do pensamento estratégico dentro de uma organização. Estas são as  principais ferramentas utilizadas na consultoria:

  • O Diagnóstico Organizacional

Tem o  objetivo de avaliar e estabelecer o nível de desenvolvimento e gestão organizacional. O diagnóstico normalmente identifica os principais problemas da empresa e objetiva direcionar e concentrar esforços na busca de soluções.

  • O Modelo de Negócio

O Modelo Canvas é a plataforma para o desenvolvimento de um modelo de negócios.  Além de ser uma ferramenta muito simples, flexível e rápida, ela nos permite obter uma visão ampla de qualquer empreendimento e que pode responder a quase todas as questões do início desta página.

  • O Plano de Negócio

O Plano de Negócios é um documento que faz a descrição detalhada do planejamento da empresa, por um determinado período, e estabelece o caminho a ser seguido para a conquista dos objetivos estratégicos. Ele busca minimizar os erros e os riscos associados às tomadas de decisão da gerência. O documento gerado também serve como principal argumento para a tomada de empréstimos nas instituições financeiras e de fomento empresarial.

  • O Balanced Scorecard (BSC)

O BSC  é uma ferramenta analítica e que pode ser implementada em qualquer organização, independente do tamanho ou de seus recursos tecnológicos. Seu fundamento principal é desenvolver uma análise do négócio, a partir de quatro perspectiva; da financeira, do cliente, do processo e do aprendizado. Esta análise permite criar um mapa estratégico de atividades e de relação causa-efeito que percorre todos os níveis hierárquicos. A integração e equalização de informações, juntamente com o monitoramento dos indicadores, buscam manter a organização sempre alinhada com suas diretrizes estratégicas.
*obs: O BSC foi desenvolvidos no início dos anos 90 por dois pesquisadores Robert Kaplan e David Norton.

  • Modelo de Excelência da Gestão

O Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) sintetiza o conhecimento e o trabalho de pesquisa em instituições renomadas e de especialistas de dentro do país e do exterior. Ele está estruturado atualmente por meio de treze Fundamentos e oito Critérios da Excelência, que estabelecem parâmetros de avaliação para identificar o grau de maturidade gerencial da organização. Este modelo não apresenta caráter prescritivo, ele orienta de modo a estimular a busca pelo planejamento e ações alinhadas às diretrizes estratégicas da empresa.

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