Soluções em Gestão para Pequenos Negócios

A MConecte apresenta um conjunto de soluções para a gestão de pequenos negócios.Trata do uso de métodos e ferramentas simples e eficazes para análise, planejamento e controle das principais áreas ou setores de um negócio.

Cada solução (tópico) pode ser desenvolvido de modo isolado, conforme necessidade, ou de forma conjunta, numa sequência lógica para facilitar a obtenção e o entendimento das informações.

Na forma conjunta, as soluções são desenvolvidas gradativamente pelas áreas e passam a ser integradas na construção uma visão completa do negócio e do fluxo de informações, dentro do processo produtivo.

Abaixo são apresentadas as soluções, por tópicos, seguidos de uma breve descrição sobre o desenvolvimento de cada ítem.

Para conhecer com maiores detalhes sobre o conteúdo de cada solução, faça um contato para agendar uma visita de nosso consultor. Acesse aqui nossas informações de contato.


ANÁLISE DE MERCADO

Diz-se que os clientes sempre estão à procura de soluções, assim torna-se extremamente necessário conhecer muito bem quem são eles. Por meio de questões simples e análise do ambiente, busca-se descrever o mercado no qual a empresa participa. 

A solução desenvolve a caracterização dos principais agentes deste mercado como Clientes, Concorrentes e Fornecedores.


PLANO DE MARKETING

Neste tópico é desenvolvido  o conceito do real valor do produto ou serviço a ser comercializado. É feita a análise de todo o conjunto de atributos de seu produto para assim, identificar seu diferencial e posicionamento frente ao mercado.

Estão inclusos nesta análise, todos os itens que interferem na  comercialização do produto ou serviço como Descrição, Diferenciação, Definição de Preço, Local, Promoção e Canal de Comercialização.


 ANÁLISE DE PROCESSOS

A descrição completa do processo de um produto ou serviço é fundamental para se estabelecer uma estrutura de custo confiável. Esta solução mapeia, analisa, e descreve todas as etapas do processo produtivo da empresa.

A utilização de ferramentas gráficas facilita o entendimento do fluxo produtivo e os recursos envolvidos. Alguns componentes deste levantamento são: fluxo do processo, análise de recursos, custos do produto ou serviço.


PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Neste tópico, desenvolve-se um conjunto de ferramentas de análise e controle, necessários para que o negócio esteja sempre sendo monitorado e controlado em termos financeiros.

As informações e dados utilizados aqui podem resultar dos estudos de outros tópicos ou do levantamento do histórico de despesas, aquisições e gastos gerais da empresa.

As análises e cálculos são realizados em planilhas eletrônicas previamente formatadas, porém, a análise de alocação de despesas depende da participação dos envolvidos nos processos.

Em muitos casos as planilhas podem se tornar grandes e complexas, nestes casos, a estruturação de dados auxilia para um melhor entendimento dos resultados.

Fazem parte do desenvolvimento deste tópico:

Estrutura de custos,
Folha de controle diário,
Fluxo de caixa,
Plano financeiro,
Análise de cenários,
Ponto de equilíbrio,
Indicadores de desempenho.


INTERNET E E-COMMERCE

A tecnologia de comunicação atual, por meio da Internet, vem transformando as estruturas organizacionais em todos os setores da economia.

No Brasil são mais de 90 milhões de usuários, o que representa a metade da população atual. Em recente pesquisa, descobriu-se que no Sul do Brasil, 70% dos usuários da Internet, não realizam uma compra sequer sem buscar antes, informações em portais, sites e lojas.

Nossa solução para os pequenos negócios aqui é fornecer às empresas toda a orientação sobre as oportunidades, os riscos e todo o caminho processual para entrar e participar do mundo digital.

Os principais assuntos a serem vistos nesta solução são:

Oportunidades da Internet,
Domínio, 
Criação de Sites,
Hospedagem,
Comércio Eletrônico,
Ferramentas de Marketing.


MODELO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIO

A estratégia parte de um princípio fundamental de se conquistar ou alcançar um objetivo, por meio de um caminho ou processo pré-estabelecido, considerando-se o ambiente e possíveis alterações de rota.

Este tópico vem auxiliar no desenvolvimento de uma visão sistêmica da organização dentro de seu ambiente de atuação. Com esta perspectiva, a empresa passa a desenvolver seu propósito de valor, seus objetivos, plano de ação e formas de monitoramento e controle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *